Equipe de Saúde de Três de Maio recebe capacitação sobre coronavírus


Assim como a dengue, febre amarela, sarampo e demais doenças que estão espalhadas pelo mundo, sociedade necessita trabalhar com um novo vírus que gera polêmica no momento: o coronavírus.
A doença se espalha de modo rápido devido à transmissão se dar por um vírus e ser transmitido da mesma forma que uma gripe, por exemplo, porém profissionais da saúde orientam que não há necessidade para pânico no momento.
Em Três de Maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação com todas equipes de saúde com orientações e precauções se houver casos suspeitos no município.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Evitar contato próximo com pessoas doentes
- Ficar em casa quando estiver doente
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
"Além dos cuidados básicos com higiene, é de extrema importância que a população mantenha suas vacinas em dia" orienta a Secretária de Saúde, Gislaine Mella. A campanha de vacinação da gripe iniciará no dia 23 de março para o grupo de risco, além disso idosos passam a ser vacinados a partir dos 55 anos de idade. 
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade para respirar

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Aplicativo

Facebook


Twitter