O nível do rio Uruguai, junto a Estação Pluviométrica do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, em Porto Mauá, registrava apenas 1m05cm, na terça-feira, 05 de maio de 2020, às 7 horas da manhã, sendo que o nível normal é de 4 a 5 metros.
O baixo nível do rio Uruguai está atraindo muitas pessoas nos finais de semana para caminharem por cima das pedras emersas do leito do rio, sendo que são diversos os lugares onde isso é possível, tais como: em Itapiranga e Iraí (divisas RS / SC), em Três Pedras, Corredeiras e Saltinho / Novo Machado, em Volta Grande / Porto Mauá, em Roncador / Porto Vera Cruz, em Porto Xavier, entre outros lugares, sendo que nestes locais basta apenas atravessar o canalão com uma embarcação para ir da costa brasileira até a Argentina, mas tem um porém, como há um rigor no território castelhano, em relação a pandemia do coronavirus, os brasileiros somente podem ir até a divisa dos países, ou seja, até o canalão, que é o ponto de divisa entre os dois países, pois a Gendarmeria e Marinha da Argentina estão fiscalizando direto a costa do rio, pois eles não permitem a entrada de brasileiros no seu território, até mesmo há um grande rigor para eles transitarem pelas ruas do seu território, quem desrespeitar é preso.
Em Itajubá / Porto Mauá, na propriedade de Ivo Schmidt, é possível atravessar todo o rio caminhando a pé, num nível máximo de 30cm de água, sendo que neste local não tem o canalão, com águas transparentes.
Esta estiagem deste ano não se compara ao registrado em 24 de maio de 2012, quando em Volta Grande, todas as pedras do leito do rio Uruguai estavam emersas, onde as águas do rio apenas corriam pelo canalão. Mas a estiagem de 1979 foi ainda maior, mas nada comparável ao de 1942, quando não choveu uma gota num período de 6 meses. No Município de Porto Mauá, o canalão possui largura entre 10 e 15 metros e profundidade entre 25 e 30 metros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Mauá-RS