Em uma iniciativa do Poder Judiciário, em parceria com a Prefeitura de Três de Maio, ocorreu na semana passada, na Câmara de Vereadores, um evento de sobre Justiça Restaurativa e suas práticas.
Estiveram à frente dos debates a psicóloga, Fernanda Pezzi; a secretária de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa, Maria da Graça Faccin e a psicóloga e pós-graduanda em Justiça Restaurativa e Mediação, Carina Mayer Mirowski.
Durante o evento, foram abordados aspectos sobre a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas com o objetivo de romper o ciclo de violência e recuperar adolescentes para o convívio social e escolar, sem a necessidade de aplicação de medidas de caráter meramente punitivo.
Conforme a psicóloga Carina Mirowski, o principal objetivo da Justiça Restaurativa é a efetividade na pacificação das relações sociais por meio de métodos e técnicas aplicadas em diferentes contextos e organizações, sendo hoje a mais conhecida e praticada no ambiente escolar. "A Justiça Restaurativa busca oportunizar momentos para que alunos, professores e demais membros da comunidade possam juntos, construir uma cultura de paz e consequentemente a prevenção e a resolução de conflitos", enfatiza.
Fonte: Poder Judiciário de Três de Maio