Com a cheia do Rio Uruguai no Noroeste do Rio Grande do Sul, os prejuízos são sentidos também na agricultura. Em alguns pontos o nível subiu cerca de 14 metros e a água cobriu lavouras e áreas de pastagens. Parte da produção de hortigranjeiros foi perdida devido ao granizo.
A região é a maior produtora de leite do estado, mas o desenvolvimento das pastagens para o gado está comprometido. Com isso, muitos produtores não soltam os animais no pasto pra evitar o pisoteio e a compactação do solo, o que aumenta os custos de produção com ração e silagem.
O mau tempo afeta ainda os hortigranjeiros. Verduras e legumes acabam apodrecendo e em alguns casos toda a produção foi perdida com a ocorrência de granizo no início da semana.
A principal cultura de inverno do estado, o trigo, também está prejudicada. O plantio evoluiu apenas 3% essa semana e em algumas regiões o período ideal para o plantio já terminou. A baixa luminosidade e toda essa água prejudica o metabolismo da planta e favorece o aparecimento de pragas e doenças foliares.
Ainda é difícil falar em números. Muitos técnicos e secretarias de agricultura ainda contabilizam as perdas.
Fonte: G1 RS
Postado por: Lucas Mumbach