Assistidas por meio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, resultado do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Cidadania e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), famílias do meio rural de Giruá estão implantando projetos socioprodutivos que tem transformado suas realidades, com inclusão social e produtiva, soberania e segurança alimentar, assim como oportunidades de geração de renda. Atualmente, seis famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica recebem o assessoramento continuado e gratuito da Emater/RS-Ascar, responsável por operacionalizar o programa, para que possam obter resultados exitosos.
A atual fase do programa foi desencadeada em 2019 na região de Santa Rosa, onde 111 famílias recebem o acompanhamento da Emater/RS-Ascar. Para serem beneficiadas, as famílias devem atender a critérios, no momento de ingresso no Programa, sendo eles, estar inscritas no CAD Único, possuir renda mensal per capita de até R$ 89,00 e encaminhar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
As famílias beneficiárias do programa em Giruá foram visitadas por representantes do Comitê Gestor Municipal, formado pela Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Promoção Humana e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para diagnóstico da situação social e econômica e, posterior elaboração de um projeto socioprodutivo que pudesse transformar a realidade destas famílias. A viabilização do projeto passou por capacitações técnicas e sociais e orientações aos assistidos, com o envolvimento dos técnicos do escritório da Emater/RS-Ascar de Giruá, além da liberação do recurso no valor de R$ 2.400, por família, para que o mesmo pudesse ser implementado. O valor é pago em duas parcelas, com a devida prestação de contas dos investimentos realizados nas propriedades.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zaltron conta que foram diversas as alternativas encontradas pelas famílias, de acordo com sua vocação e anseios, como implantação de hortas, construção de galinheiros e aquisição de equipamentos para produção de alimentos para consumo próprio e comercialização. Em um dos casos, adquiriu-se uma máquina de costura que, no momento está sendo aproveitada para confecção de máscaras para a família e venda a interessados. Nas diversas etapas do programa houve envolvimento direto de toda a equipe da Emater/RS-Ascar de Giruá.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar