Frio abaixo de zero e geada na região sul do Brasil


Um frio instenso marcou o começo desta terça-feira no Sul do Brasil. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná começaram o dia com marcas negativas e ocorrência de geada em diversas localidades, consequência da massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que foi impulsionada por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico e que foi responsável pela ventania no território gaúcho entre domingo e ontem.

No Rio Grande do Sul, termômetros indicaram 6ºC em Três de Maio, 4ºC em Passo Fundo, -2,7ºC em Vacaria, -2,3ºC em São José do Ouro, -1,8ºC em Getúlio Vargas, -1,5ºC em Soledade, -1,4ºC em Lagoa Vermelha, -1,0ºC em Canela, e -0,5ºC em Bom Jesus e Marau. Já na Grande Porto Alegre, a menor temperatura foi de 3,8ºC na Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Foi a menor marca no local até agora neste ano.

Com a temperatura abaixo de zero, a geada tomou conta da vegetação em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente em municípios da Metade Norte que registraram as menores mínimas nesta terça-feira. Nos Campos de Cima da Serra, a geada foi muito forte e espessa em alguns municípios, como Bom Jesus. Houve ainda congelamento em consequência do frio abaixo de zero.

Fonte: MetSul

Aplicativo

Facebook


Twitter