O final de outono e começo de inverno excepcionalmente frios no Sul do continente fizeram com que o mar congelasse em localidade patagônica na província da Terra do Fogo, a mais austral da Argentina.
Imagens que viralizaram em redes sociais mostraram o mar parcialmente congelado na costa de San Sebastián, localidade 94 quilômetros ao Norte de Río Grande, na Terra do Fogo. A temperatura na região desceu a valores de -10ºC a -15ºC nos últimos dias.
A temperatura baixa se combinou com a baixa ondulação por vento mais fraco para que o mar congelasse, fenômeno que não é habitual na localidade, mas já tinha ocorrido em junho de 2020, durante um episódio também muito intenso de frio na Patagônia.
A temperatura mínima hoje na Argentina foi de 11,5ºC abaixo de zero em Calafate, de acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), em mais um dia com marcas de -10ºC a -15ºC na Patagônia.
Na terça, os termômetros tinham indicado 10,5ºC negativos, também em Calafate. Na segunda, a mínima na Argentina foi de 15,8ºC abaixo de zero em Perito Moreno. No domingo, fez 12ºC abaixo de zero em Rio Grande, na Terra do Fogo.
O frio extremo se arrasta por muitos dias. No sábado, os termômetros haviam indicado 16,6ºC abaixo de zero em Rio Gallegos. Na sexta, a temperatura desceu a 17,5ºC negativos, também em Rio Gallegos. Na quinta, a mesma localidade patagônica anotou 17,4ºC abaixo de zero.
Além do frio extremo, grandes nevascas com enormes acumulações atingiram a região da Patagônia na última semana, o que forçou operações de resgates de pessoas e animais no campo, até com a ajuda de militares do exército argentino.
Fonte: MetSul - https://metsul.com/frio-de-ate-17oc-congela-o-mar-no-sul-da-argentina/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1FqwFtAx7NsNDp6im93N-i5qSMPdvolIkYh8aBZHNBj2T9FW5BcgLZgNM_aem_tvhU5hCGM5E70QBVuEJARw .