Após novo empate em 1 a 1 no tempo normal, o Grêmio venceu o Bahia por 4 a 3 nos pênaltis, no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil e está nas semifinais da competição. Além disso garantiu a premiação de R$ 9 milhões. A vaga foi comemorada na noite de hoje (12), diante de mais de 35 mil torcedores, na Arena.
A partida, marcada para às 19h, começou com uma hora de atraso devido às fortes chuvas na capital e as equipes fizeram um primeiro tempo de intensidade, buscando o gol. A primeira boa chance gremista surgiu aos 12', em chute de Carballo, dentro da grande área, mas o goleiro Marcos Felipe fez ótima defesa. Aos 29', Bruno Uvini cabeceou após cobrança de escanteio e a bola passou perto da trave. Aos 36', Bitello tentou da entrada da área, a bola bateu na mão de Acevedo e o árbitro marcou pênalti. Cristaldo foi para a cobrança e Marcos Felipe fez a defesa. Além disso, Suárez perdeu pelo menos três oportunidades de finalização. O Bahia também construía chances, mas falhava nas conclusões. E como já havia acontecido contra o Botafogo, o 'quem não faz leva' castigou mais uma vez o Grêmio. Aos 50', Everaldo recebeu fora da área e mandou uma bomba no ângulo de Gabriel Grando para abrir o placar.
Segundo tempo
Precisando buscar o resultado, o Grêmio voltou mais ofensivo enquanto o Bahia recuou e passou a apostar nos contra-ataques. Aos 16', Cristaldo lançou na área e Suárez tentou surpreender Marcos Felipe com uma cabeçada por cobertura, mas o goleiro conseguiu fazer grande defesa. O Bahia respondeu aos 22', em chute de Ademir de fora da área, mas Grando fez boa defesa. O empate veio aos 26'. Após grande jogada pela esquerda, Ferreira rolou para a área e Villasanti apareceu pelo meio para empurrar para as redes. Aos 28', Vina, sozinho na marca do pênalti, mandou por cima da meta. Aos 40', o Grêmio levou um susto em chute de Mugni, que acertou o travessão. No minuto seguinte Marcos Felipe salvou em cabeceio rasteiro de Ferreira e na sequência o Bahia acertou mais uma vez o travessão. E aos 43' Marcos Felipe salvou mais uma em conclusão de Suárez.
Penalidades
A decisão foi para os pênaltis e Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André marcaram para o Grêmio. Bruno Alves e Bitello desperdiçaram. Acevedo perdeu pelo Bahia e Gabriel Grando, o herói da noite gremista, defendeu as cobranças de Cicinho e Gabriel Xavier. Cauly, Everaldo e Yago Felipe marcaram.