No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, juntamente com o CAPS - Novo Rumo, estão unidos nesta batalha. Uma das atividades organizadas em comemoração a data é o I Seminário Regional de Saúde Mental, que acontece em conjunto com o II Fórum de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas, que está sendo realizado durante todo o dia de hoje (15/05), até as 17h, no Auditório da FUMSSAR. A coordenadora estadual de saúde mental, Károl Veiga Cabral, está participando do evento.No Brasil, a data foi escolhida porque no dia 18 de maio de 1987 ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru - movimento que resultou na reforma psiquiátrica brasileira, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), que instituiu os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde os pacientes recebem o acompanhamento clínico, lazer, exercício dos direitos civis, a reinserção social e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A Luta propõe tratar pessoas com transtornos mentais de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na internação em manicômios.
Com o CAPS o objetivo passou a ser a saúde mental e o tratamento é realizado de forma coletiva, com intervenções terapêuticas de uma equipe interdisciplinar, em um novo espaço de tratamento que visa a inclusão social. As atividades individuais envolvem atendimento médico, psicológico e acompanhamento terapêutico.
O acompanhamento é feito também às famílias dos pacientes para que a mesma possa estar preparada para acolhê-los, proporcionando uma convivência afetiva.
Outra atividade organizada pela Fundação, juntamente com o CAPS - Novo Rumo, é o evento festivo alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 17 de maio, das 8h30 às 16h, com recepção no Centro Cívico e após no CTG Sepé Tiaraju.
O CAPS Novo Rumo de Santa Rosa localiza-se no Centro Social Urbano, no Bairro Cruzeiro, presta atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. Conta com uma equipe de diversos profissionais como médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem e estagiário do CIEE.