O dia 10 de maio foi histórico para o Hospital Vida & Saúde. Pela primeira vez o Hospital Israelita Albert Einsten firmou convênio com outra Instituição do país. Uma comitiva do hospital de São Paulo esteve em Santa Rosa na quinta-feira(10), para tratar do tema: qualidade e segurança do paciente. Assunto esse que vem sendo intensificado no Vida & Saúde desde 2009 quando começou a implantar os Protocolos de Segurança do Paciente preconizados pelo Ministério da Saúde.
Todo esse trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Gestão fundado em 2016, e demais profissionais da Instituição, visa a Acreditação Hospitalar que é o ISO dos hospitais. O Hospital Israelita Albert Einstein foi o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a receber a Acreditação em qualidade na Assistência médico-hospitalar pela Joint Commission International(JCI), em 1999. Segundo o Presidente Rubens Zamberlan, "Esse momento é histórico para nossa Instituição, pois receber o reconhecimento do melhor hospital da América Latina, nos enche de orgulho. Toda essa qualificação que é realizada, em São Paulo no Einstein, queremos e já começamos a implantar aqui em santa Rosa".
As atividades tiveram início com a assinatura do termo de cooperação entre as Instituições que irá permitir avanços no Vida & Saúde, "Estamos muito felizes por estar aqui e poder contribuir com esse processo que o Vida & Saúde está vivendo. Ficamos impressionados com o trabalho que é feito aqui. Eu particularmente nunca tinha visto um hospital que atende SUS ser tão atencioso e fazer tão bem seu trabalho", destacou o presidente do Hospital Albert Einstein, Dr. Sidney Klajner.
Durante a tarde, a comitiva participou de uma atividade com profissionais do Hospital Vida & Saúde. Mais de 200 pessoas participaram do ato que contou com a mediação da presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Vida & Saúde, Jacinta Spies e da Diretora Geral Vanderlid e Barros. O Superintendente e Diretor Médico do Albert Einten, Dr. Miguel Cendoroglo, a Consultora de Segurança do Paciente, Fernanda Paulino Fernandes dos Anjos e a Professora da Faculdade Albert Einstein, Beatriz Murata Kely relataram como são realizadas as ações desenvolvidas em São Paulo no que diz respeito a qualidade e segurança do paciente, "Hoje nós temos mais mortes por erros nos processos hospitalares do que em acidente de avião. Temos que tratar esse tema com muita seriedade e identificar sempre as oportunidades de melhorias", ressaltou Fernanda.
Durante a noite um evento para mais de 750 pessoas foi realizado no Centro Cívico. O case "Júlia Lima" também foi apresentado pelo seu Francisco Lima e sua esposa dona Sandra Lima. Eles perderam a filha Júlia Lima de 27 anos, após ocorrerem mais de 20 eventos adversos no atendimento dentro do Einstein. A família se uniu com a direção do hospital e criou um Programa para melhorar ainda mais a segurança do paciente, e para que situações assim, não ocorreram mais. De lá para cá, diversos programas foram implementados, qualificando muito mais essa Instituição que é considerada a melhor da América Latina, segundo a Revista Americana Economia. O casal trouxe sua vivência para Santa Rosa e também foi homenageado com a inauguração da Praça Júlia Lima, dentro do Hospital Vida & Saúde. A atividade contou com bailarinas da FEMA, pois Júlia Lima era bailarina e esse é o símbolo do Programa de Segurança no Einstein.
Esse histórico encontro foi possível graças a articulação do Conselheiro do Hospital Luciano Luft que também trouxe a comitiva para Santa Rosa. Todos saíram muito satisfeitos com o que viram, "Já sentimos que o Vida & Saúde é irmão do Einstein o que nos deixa feliz por plantarmos essa importante semente aqui, contem conosco", finalizou o presidente Sidney.