As inscrições para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (5) e vão até 16 de junho. As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do país, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. O candidato deverá fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação, vai divulgar também nesta segunda-feira o resultado dos candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição. O prazo para entrar com a solicitação se encerrou no último dia 28.
Quem tiver o pedido de isenção ou a justificativa de ausência na prova do ano passado indeferidos poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12). A presença na última prova era obrigatória para os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, mas não compareceram aos dois dias de exame e tentaram novo abono neste ano.
De acordo com o edital do Enem 2023 publicado pelo MEC, as situações previstas para justificar a ausência na prova do ano anterior são: morte na família; assalto ou furto; acidente de trânsito; casamento ou união estável; maternidade ou paternidade; privação de liberdade; emergência médica ou odontológica; trabalho; deslocamento a trabalho; intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
É importante ressaltar que mesmo pedindo a isenção da taxa, os participantes também devem se inscrever no Enem 2023.
Os candidatos que quiserem pedir atendimento especializado ou tratamento pelo nome social durante a aplicação do Enem 2023 também podem fazer a solicitação a partir da próxima segunda. O resultado do pedido será divulgado no dia 26.
FONTE: GZH
FOTO: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil