Em maio, o planeta experienciou as tempestades geomagnéticas mais fortes em duas décadas, produzindo espetáculos coloridos nos céus noturnos longe dos polos. - A previsão atual é que a tempestade chegue até o meio-dia, no horário do Leste, e talvez continue até o dia seguinte - disse Shawn Dahl, do Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.
Previsões mais exatas só poderão ser feitas cerca de 15 a 30 minutos antes do impacto, quando a EMC cruzar com os satélites de monitoramento.
Como uma tempestade solar afeta a Terra
Quando as EMCs colidem com a magnetosfera da Terra, podem criar tempestades geomagnéticas. Essas tempestades podem perturbar os satélites que orbitam a Terra e afetar tecnologias como sinais de rádio e sistemas de posicionamento GPS.
De acordo com especialistas, as auroras serão mais visíveis longe das luzes das cidades, em céus o mais escuros possível, para aqueles que vivem em latitudes adequadas, potencialmente tanto ao sul quanto ao norte da Califórnia ou do Alabama, nos Estados Unidos.
Fonte: GZH
Foto: Portal Plural