Jovens agrônomos inovam com a criação de podcasts semanais


Com o objetivo de disseminar informação, conteúdo e experiência do mundo agro é que três jovens agrônomos criaram o Agro Depende, o podcast do universo do agronegócio.
Cassiano Sartor Decker, Eduardo Sebastiany e Douglas Taborda, de Três de Maio, se formaram na graduação em março do ano passado, e as primeiras conversas para este novo projeto iniciaram no final de 2018, quando os colegas de faculdade e também amigos estavam finalizando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Cassiano, que é associado da Unitec, relembra que ele e Eduardo se tornaram mais próximos em virtude dos livros e dos podcasts que escutavam e indicavam um ao outro para a finalização do trabalho. "Foi então que vimos que não encontrávamos podcast sobre o agro. Havia material destinado à área mas não o que gostaríamos de escutar", diz.
Pensando nos demais estudantes da área, a solução foi criar um podcast próprio. Os agrônomos revelam que há cerca de um ano foram amadurecendo a ideia e convidaram o colega e amigo Douglas para integrar o grupo. Feito isso, precisavam definir nome e formato. "Agro Depende não estava na lista. Mas como na faculdade ouvimos muito isso, do 'depende', colocamos este nome. O depende vem da dúvida, das possibilidades que podem ser. Também quer dizer sobre a dependência do agronegócio, já que todos dependemos dele. É, na verdade, um nome de duplo sentido. O agro não é uma área exata, em função das variáveis no processo. O agro é a base de tudo", esclarece Sebastiany.

Mais do que a área do agro, jovens aprenderam sobre produção e edição de podcasts
O primeiro episódio foi ao ar em maio de 2019. Formados em Agronomia, os jovens precisaram de muito mais do que conhecimento na área para colocarem no ar, literalmente, os materiais gravados. 
"Não era uma área que dominávamos. Muito pelo contrário. Precisamos aprender do zero, por meio de tutoriais na Internet. Primeiramente pesquisamos como iríamos disponibilizar os episódios para colocar no ar. Depois a edição de áudio, criação gráfica, e agora a criação do nosso site. Essa é uma área nova pra gente", contam.

O que é um podcast?
Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet, criados pelos próprios usuários, em forma de áudios. Nestes arquivos, são disponibilizadas falas sobre os mais diversos assuntos. Podendo ser ouvidos a qualquer hora, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos. Os arquivos também podem ser baixados e escutados em um player portátil. Quem produz os podcasts são chamados de podcasters, e considerados pelo mercado como os novos Youtubers.
 
O que o podcast Agro Depende objetiva?
Os episódios são semanais, publicados nas plataformas de streaming musical (Spotify e SoundCloud) nas terças-feiras. Os podcasters explicam que o podcast Agro Depende prioriza auxiliar na disseminação de conhecimento, para que a informação chegue de forma clara e objetiva para todos os profissionais e interessados do setor do agro e áreas afins.
Segundo eles, o Agro Depende é dividido em três tipos de conteúdo, sendo os principais, mais técnicos, a profissionais e estudantes da área. O 'Agro Docs' é para todos os públicos, mostrando como funciona a produção de alguns alimentos e as histórias por trás de tudo que é mostrado principalmente em documentários. E 'No meu tempo era tudo mato' tem como intuito resgatar histórias e experiências.
"As produção são interativas, com conversas; é bem descontraído; uma troca de ideias. Porque o podcast é, em uma roda de amigos, a transmissão de informação, conhecimento e experiência de forma descontraída", explicam. Sobre as assuntos e convidados, os podcasters ressaltam que convidam profissionais de todas as principais regiões produtoras do Brasil, de renome, e influenciadores da área. O também engenheiro agrônomo Fabiano Soltis integrou o grupo, em alguns episódios, após participar como convidado de um dos podcasts. 
Os jovens agrônomos vão ao encontro de uma tendência mundial. Pode-se dizer que estamos vivendo a era de ouro dos podcasts. De acordo com dados do Spotify, de abril de 2017 a abril de 2018, por exemplo, o aumento no número médio de ouvintes no mundo inteiro de podcast diários na plataforma foi de 330%. 

Consumo de podcasts vem aumentando no Brasil e no mundo
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em parceria com a rádio CBN, em 2018, revelou que 79% dos ouvintes de podcast no Brasil fazem esse consumo durante trajetos de locomoção, e 68% durante a realização de tarefas domésticas. Entre eles, a média ponderada de consumo diária chega a 2h52min. "Nós andávamos e andamos ainda muito de carro no trabalho; estamos na estrada. Então podemos, além de ouvir música, utilizar este tempo para também adquirir conhecimento por meio dos podcasts, e assim os nossos colegas de trabalho também."
O episódio semanal tem duração aproximada de uma hora. Os podcasters contam que, além de presencialmente, as gravações ocorrem também online, via Skype. "Investimentos bastante tempo na produção; acreditamos que em torno de 20 horas por episódio, desde a ideia e definição do assunto, contato, gravação, edição e postagens", revelam.

Crescimento constante de acessos
Eles acompanham e comemoram o crescimento que o podcast vem tendo. Cassiano diz que, no SoundCloud, hoje constam 789 players, ou seja, acessos. A média hoje é de 427 visualizações por episódio. O público que mais acessa são estudantes, de 23 a 27 anos, de 16 países, com maioria sendo do Brasil, Paraguai, Estados Unidos, México e França.

Próximos passos
Formados há quase um ano, os três agrônomos, que trabalham na área comercial, revelam que produzirem o podcast Agro Depende é um desafio. O próximo passo do grupo, que já está no 33º episódio, é finalizar o site. "Este nosso projeto está se profissionalizando. Almejamos aumentar o número de seguidores e de audiência, daí faremos o media kit (conjunto de materiais de divulgação) para irmos em busca de patrocínios", finalizam.

Ficou interessado e quer acessar os podcasts do Agro Depende? No SoundCloud o material está disponível no endereço https://soundcloud.com/agrodepende. No Spotify, pesquise por Agro Depende.  No Facebook, a fanpage é https://www.facebook.com/agrodepende/ e no Instagram basta procurar por Agro Depende. O site, http://agrodepende.com.br/, está em fase de conclusão.

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec

Aplicativo

Facebook


Twitter