Extensionistas da Emater/RS-Ascar de 43 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões e representantes de entidades parceiras mobilizaram-se na semana passada para o lançamento da 10ª edição do Festival Regional de Pratos Típicos de Milho, realizado no auditório do Parque de Exposições de Santo Ângelo. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e pelas Comissões de Eventos e da Agricultura, será uma das atrações da 19ª Fenamilho Internacional.
Para sua realização nas etapas municipais e regional, conta com o apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, através de suas Secretarias e Conselhos, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, agentes financeiros, cooperativas e prefeituras da região. O lançamento foi prestigiado por diversas lideranças, entre elas o presidente da 19ª Fenamilho e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Walter Hesse, acompanhado das soberanas do evento, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, assistentes técnicas regionais sociais da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz, assistentes técnicos regionais Jorge Lunardi e Gilmar Vione e supervisores da Emater/RS-Ascar Rubens Tesche e Joney Braun,
A assinatura do regulamento do Festival por lideranças e por uma das coordenadoras do Festival, Thaís Trindade de Ávila, foi o pontapé inicial dos trabalhos a serem desenvolvidos na região. A culminância das etapas municipais do evento se dará no Festival de Pratos Típicos de Milho, a ser realizado na 19ª Fenamilho Internacional, no dia 2 de maio de 2019, às 14h.
Objetivos
O evento tem como objetivos valorizar o milho produzido pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; fazer um trabalho educativo para o resgate e a produção de milho crioulo; incentivar o consumo de milho de forma saudável e diversificada na alimentação humana, ampliando o conhecimento de seu valor nutritivo; desenvolver trabalhos de integração com a pesquisa, a exemplo de parcerias com a Embrapa; mobilizar a região para a participação no Festival, com o resgate e valorização de receitas tradicionais e cotidianas elaboradas pelas famílias; ser um atrativo e referencial da 19ª Fenamilho, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater/RS-Ascar da região; disponibilizar em livro específico e outras formas, as receitas participantes do festival, socializando o conhecimento das famílias de agricultores, que utilizam o milho em diversas receitas do dia-a-dia.
Milho na Alimentação Humana
A importância do milho na alimentação humana foi tema de palestra que integrou a programação do evento de lançamento. As considerações apresentadas na palestra devem embasar as ações a serem realizadas na etapa de sensibilização para o Festival.
O tema foi abordado pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Eberson Diedrich Eicholz, mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes e doutor em Sistema de Produção Agrícola Familiar. Em sua explanação apresentou conhecimentos construídos com sua experiência em fitotecnia e melhoramento, atuando principalmente com agricultura familiar, recursos genéticos de milho, agroecologia e produção orgânica de grãos.
O baixo custo, disponibilidade em quase totalidade das propriedades da agricultura familiar na região, a versatilidade no modo de preparo, os múltiplos usos do milho, possibilidades de agregação e valor e as importantes propriedades nutricionais receberam ênfase na palestra proferida por Eicholz.