O inverno é, tradicionalmente, sinônimo de aumento na demanda por atendimento de saúde na rede municipal e também nos hospitais. No entanto, neste ano este aumento foi sentido mais cedo. Em 19 de abril o Hospital São Vicente de Paulo emitiu um alerta vermelho após superlotação da emergência, fechando a mesma para atendimentos que não eram considerados graves. A situação seguiu por várias semanas desta forma, com o Hospital reunindo todos os esforços para seguir atendendo os casos mais graves.
O mesmo reflexo foi sentido no Hospital de Clínicas, outro importante ponto de atendimento local e regional. Agora, passados quase 3 meses, a Uirapuru entrou em contato com as duas instituições para saber como está o atendimento. O Hospital São Vicente de Paulo informou que mantém a emergência com portas abertas, realizando o atendimento de casos graves, mesmo com lotação máxima na casa dos 160%.
O Hospital de Clínicas informou, por sua vez, que não está com restrições de atendimentos, mas ponderou que opera com 182% de sua capacidade para pacientes. Os dados evidenciam que a demanda de pacientes não diminuiu, mesmo passados quase 3 meses desde o primeiro alerta vermelho.
Fonte: Rádio Uirapuru