MORRE, AOS 102 ANOS, A PRIMEIRA VACINADA CONTRA A COVID-19 NO RS


Morreu, nesta terça-feira (26), a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Eloína Gonçalves Born, de 102 anos, vivia em um lar de idosos em Porto Alegre.

A informação foi confirmada pela direção do Donna Care Lar de Idosos. A causa da morte não foi divulgada.

A cerimônia de cremação está marcada para o fim da tarde de terça-feira, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, logo após o velório, no mesmo local.

Em 18 de janeiro de 2021, ela foi a primeira vacinada contra o coronavírus no estado, representando a população idosa. Além de Eloína, uma indígena, uma profissional da saúde, uma funcionárioa de um hospital e um médico foram imunizados contra a doença em um ato que contou com a presença de autoridades.

Eloína nasceu em 24 de julho de 1921. Ela teve dois filhos, um já falecido, além de quatro netos e três bisnetos.

Primeira vacinada

Na época, Eloína não escondeu a felicidade de ser imunizada contra o vírus, que matou 42.833 pessoas até hoje no RS. A idosa falava do desejo de retomar a rotina nas ruas.

"Eu quero ir no shopping, passear e comprar uma coisinhas pra mim. Quero tomar café fora, eu adoro", disse em 2021. Ao tomar a segunda dose, Eloína contou do planejamento para as comemorações dos seus 100 anos.

"Agora estou esperando meu aniversário para os meus amigos vierem me dar um abraço. Eu estou com vergonha, porque vou fazer 100 anos", brincou, também durante entrevista em 2021.

Eloína comemorou os 100 anos no Palácio Piratini, sendo recepcionada pelo governador Eduardo Leite. Um músico da banda da Brigada Militar tocou "Parabéns a você" na celebração.

A idosa havia tomado todas as doses da vacina contra a Covid-19.

Fonte: G1 RS

Aplicativo

Facebook


Twitter