Centenas de pessoas já circulam pela Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, uma das atrações centrais do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que começou às 9h desta quarta-feira (09/10). Na abertura da Mostra, recebeu destaque a importância das parcerias para a viabilização do espaço, inserido na proposta do Hortigranjeiros como ar feira da agricultura familiar do Estado, contemplando exposição e tecnologias.
Em um espaço central de 2.560 m2 do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, a Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi apresenta práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos espaços. Um túnel coberto com sombrite e plasticultura leva também à apresentação de propostas como floricultura, agroindústria e a um ambiente de tecnologias, onde serão apresentadas novidades em temas como energias renováveis, GPS rural e propostas de Incubadoras Tecnológicas para agregação de valor e maior praticidade no trabalho do produtor rural.
O coordenador da Mostra de Tecnologia e Inovação, Germano Buttow, que é engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, destaca que a possibilidade de circular pelos ambientes tecnológicos, proporcionada pela parceria entre diversas empresas e instituições de ensino, permite aos visitantes um processo de formação continuada e de construção de conhecimento em diversas áreas. Entre os principais parceiros está o Sicredi, que viabilizou grande parte da estrutura do espaço. "Para o Sicredi é uma satisfação estar ligado à vida do produtor em seu dia-a-dia e, agora, estar mais próximo ainda através desta Mostra", destaca a gerente de agência, Letícia Fraga.
O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, lembrou que os promotores do Hortigranjeiros ratificam a parceria desde a primeira feira, em 1983, quando uniram esforços a Prefeitura, a Emater/RS-Ascar e a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa, que juntos construíram uma história de evolução da feira. "Visualizar tantos pesquisadores, instituições de ensino e empresas em um ambiente acolhedor e estimulante para o uso de tecnologias e geração de renda é o grande diferencial desta edição", destacou.
O presidente do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, destacou em sua fala a gratidão pelas diversas parcerias envolvidas, entre elas o Sicredi, que auxiliou na viabilização da estrutura, a Hidrogood, que disponibilizou materiais, a Setrem, que traz novidades na área da olericultura e floricultura em oito ambientes, e a Emater/RS-Ascar, que organizou excursão de agricultores vindos de diferentes pontos da região, em parceria com a Ouro e Prata, que disponibilizou os ônibus para o deslocamento. "São diversas tecnologias expostas voltadas ao meio rural, possíveis de se adaptar ao meio urbano. Também em um momento de muita criatividade e inovação, acontece a partir de sábado o Hackathon do Horti, que apresentará soluções voltadas à diversificação da propriedade", destacou o presidente. A Hackathon do Horti terá 24 horas, sendo realizada das 10h do sábado (12/10) às 10h do domingo (13/10). Será disponibilizada toda infraestrutura necessária aos participantes. A comunidade de Santa Rosa e região será a principal detentora da solução apresentada pela equipe vencedora do Hackathon do Horti, a maratona tecnológica, organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, e viabilizada pela Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) e Unijuí.
Fonte: Emater/RS-Ascar