Em uma alusão ao autocuidado e à promoção da saúde e do bem-estar, foi realizada a 17ª edição do Fórum pela Vida, na quarta-feira, 29, em Campina das Missões. O evento, que foi organizado pela Emater/RS-Ascar, teve como tema "Respeito à Vida, eu sou feliz" e atraiu mais de mil pessoas, de 20 municípios do Noroeste gaúcho.
Para a realização do Fórum, contou-se também com o apoio da Prefeitura Municipal, Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Pastoral da Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CTG Fogo de Chão, Clube Bela Vista e Casa Familiar Rural.
O lema "Vida, que te quero viva!" esteve presente nas diferentes atrações da programação. O público foi recepcionado por músicos locais e com apresentação de alunos da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII.
Na palestra sobre respeito à vida, o Grupo Arte e Sonho e Planeja, destacou a importância do autocuidado em relação à saúde e bem-estar, assumindo formas de respeito à vida como a preservação de memórias afetivas, autoestima e estabelecimento de relações sociais saudáveis.
A programação da tarde contemplou oficinas sobre o poder das plantas, alimentação e bem-estar, e o poder da atividade física. Ao final do encontro foi realizada a entrega de mudas plantas bioativas e amostras de sal temperado, produzidas e doadas pelos grupos organizados de mulheres de Campina das Missões, assistidos pela Emater/RS-Ascar. Paralelamente ao evento, ao longo do dia, houve mostra de produtos coloniais e artesanato locais.
O Fórum pela Vida, que ocorre de forma itinerante, será realizado em 2019 no município de São José do Inhacorá. Doutor Maurício Cardoso candidatou-se para ser o anfitrião do evento em 2020.