Os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU, devem começar a ser entregues aos contribuintes ainda nesta semana em Três de Maio, a entrega será realizada pela empresa de Correios. No pagamento do IPTU, além do próprio Imposto, já estão somadas as taxas de recolhimento de lixo, taxa da emissão dos carnês e taxa dos Bombeiros.
De acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda, a previsão de arrecadação em 2017 através do Imposto, é de R$ 3,3 milhões, com a soma das taxas citadas, o valor chega a R$ 6 milhões.
Neste ano, foram emitidos 10.163 carnês. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, a principal dificuldade na entrega será nos endereços que não estão no sistema do município por se tratarem por exemplo de novos loteamentos, para esses casos, a entrega não será via correio e sim, realizada pela própria prefeitura.
O valor do IPTU sofreu um reajuste de 6,5%, apenas seguindo a taxa de inflação, de acordo com o INPC, que é o instituto que indica as variações de preços do mercado, responsável pelo cálculo inflacionário.
Os contribuintes poderão aproveitar descontos de até 10% se optarem pelo pagamento em cota única, segundo o secretário Rudi Weber, quem efetuar o pagamento até o dia 16 de março recebe o desconto máximo, seguindo de 6% para quem pagar até 20 de abril e 3% de desconto para quem decidir pagar até 16 de maio de 2017. Para quem optar pelo pagamento em cota única, ele só poderá ser realizado até o dia 20 de junho, porém à partir de 16 de maio já não é concedido desconto.
Para quem deseja realizar o pagamento parcelado, poderá seguir um cronograma de cinco parcelas, na qual as datas de vencimento são: 16 de março, 16 de maio, 18 de julho, 19 de setembro e 16 de novembro, quem optar pelo pagamento parcelado não tem direito a descontos.