Na tentativa de diminuir os casos de contaminação de Covid-19 na região, os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste aprovaram algumas medidas restritivas que entram em vigor a partir de hoje, dia 16 de junho, com prazo de validade de 14 dias.
Entre as novas regras, está a suspensão da prática de esportes coletivos. Academias devem funcionar com atendimento de profissional da educação física, com ocupação máxima 16m² por pessoa; Eventos, reuniões, congressos e similares estão suspensos. Restaures, Bares, Lanchonetes e similares podem funcionar até às 21h, com entrada de público até às 20h, com ocupação máxima de 40% das mesas, sendo que os clientes devem permanecer sentados e em grupos de até 4 pessoas. É proibida a realização de Happy Hour e música ao vivo.
Operação de sistema de buffet deve ser realizada com lavagem prévia das mãos, utilização de luva descartável, e utilização de álcool 70% ou sanitizante similar por funcionário e clientes, com distanciamento e uso de máscara de maneira adequada. Está proibida a colocação de mesas nos ambientes externos públicos. Serviços de pegue e leve e tele-entrega podem ocorrer sem restrição de horários.
Conveniências de postos de combustíveis estão autorizadas a funcionar para pagamentos, nas modalidades "pegue e leve" e "tele-entrega", independente da sua localização, dia e horário. Serviços Religiosos devem ter utilização máxima de 25% da capacidade do PPCI limitado ao número máximo de 30 pessoas. Serviços de Higiene Pessoal e Beleza podem funcionar com atendimento individualizado mediante agendamento. Está vedada a permanência de pessoas em espaços públicos, praças e similares, exceto para a realização de caminhadas e exercício físicos.
Além destas medidas, a AMUFRON definiu algumas recomendações que devem ser seguidas: Evitar a realização de festas e encontros familiares nos domicílios; Retomar os cuidados na utilização dos supermercados; Ampliar o número de atendentes e/ou horário nas agências lotéricas e bancárias pois observa-se aglomeração nestes locais; Retomar os cuidados na utilização do comércio acessando com racionalidade e observando todos os protocolos; Evitar a circulação de pessoas das 21h às 05h, todos os dias da semana, exceto para atividades laborais ou de subsistência.
A Administração Municipal destaca que a situação é grave e que é primordial que a população faça a sua parte, evitando aglomerações, usando máscara e álcool gel, mantendo o distanciamento nos estabelecimentos comerciais e evitando compartilhar utensílios pessoais.
Fonte: Prefeitura de Três de Maio