ONDA DE CALOR ATINGE O PICO NESTA SEXTA-FEIRA E RS DEVE TER MÁXIMA ACIMA DOS 40ºC


A sexta-feira (27) será um dia muito quente em todo o Rio Grande do Sul, com pico na onda de calor que já tem feito o Estado registrar altas temperaturas nos últimos dias. Os termômetros poderão marcar máximas de 41°C em Alto Feliz, no Vale do Caí. Novo Tiradentes, no Norte, e Campo Bom, no Vale do Sinos, têm previsão de alcançar os 40°C. Em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a temperatura mínima: 12°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 23°C e 38°C. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em quase todo o RS. O recomendado é que fique acima de 40%.

O tempo ficará firme, com sol entre nuvens, na região metropolitana de Porto Alegre, nas Missões, no Litoral Norte, no Noroeste e no Norte. Nas demais áreas, há previsão para pancadas isoladas de chuva, podendo ser de forte intensidade a partir da tarde.

No sábado (28), a instabilidade avança por todo o Estado. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas moderadas, acompanhada de rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h. As temperaturas começam a diminuir, mas não de forma brusca. A mínima do dia, de 14°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima é esperada em Novo Tiradentes, no Norte: 39°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23 °C e 36°C.


Cresce o número de municípios em situação de emergência pela estiagem
Chega a 171 o número de municípios que estão com situação de emergência decretada devido a estiagem no Rio Grande do Sul, segundo o relatório da Defesa Civil do RS. A falta de chuva e o calor extremo estão deixando a situação da seca com um nível de complexidade ainda maior.

Nesta quinta-feira (26), choveu 0,6mm em Dom Pedrito, na Campanha; 1mm em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Na sexta-feira (27), alguns municípios devem registrar chuva, mas ainda em pouca quantidade: cerca de 16mm em Quaraí, na Fronteira Oeste, Hulha Negra, na Campanha, Lavras do Sul, na Região Central e Herval, no Sul. No sábado (28), o maior acumulado previsto é de 21mm, em Bagé, na Campanha.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul criou uma força-tarefa com objetivo de analisar as situações dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Estado, para serem discutidas possíveis soluções aos problemas encontrados devido à estiagem. Em fevereiro, cerca de 25 comitês devem enviar as suas demandas para serem analisadas.


FONTE: GZH

Aplicativo

Facebook


Twitter