A Polícia Civil deflagrou, das 06h de 31/01 às 06h de 01/02, a Operação Blindagem, no combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos, em diversos municípios do litoral norte gaúcho. Policiais civis de diversas Delegacias de Polícia da 23ª Região Policial, com o apoio do efetivo da Operação Verão Total, de forma simultânea, cumpriram mandados de busca e apreensão em diversos locais, realizaram buscas por foragidos, averiguações em estabelecimentos comerciais, verificação de denúncias, incursões em pontos de tráfico, entre outras atividades.
A ação aconteceu nos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Atlântida Sul, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí e Xangri-lá.
Em Torres, um homem foi preso preventivamente, suspeito de praticar diversos furtos em veículo naquela cidade, bem como em outras cidades do litoral Gaúcho. Durante a investigação, foi possível constatar que o indivíduo alugava veículos e os utilizava para percorrer o litoral praticando furtos em veículos, se utilizando de aparelhos bloqueadores de sinal (vulgo "Chapolim") para cometer os crimes. Em Terra de Areia, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma, sendo também apreendidos balança de precisão e apetrechos utilizados no tráfico de drogas. Em Capão da Canoa um homem foi preso em flagrante por ameaça. O preso é suspeito de participação em um homicídio. Já em Imbé, um foragido foi recapturado. Em Tramandaí foram apreendidas quase 400 porções de drogas.
No total foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, cumprido um mandado de prisão preventiva, quatro pessoas foram presas e apreendidos balança de precisão, câmera de vídeo, uma arma de fogo, 265 gramas de drogas diversas, celulares e outros objetos.
A ação foi coordenada pela Delegada Regional de Polícia da 23ª DPRI, Delegada Sabrina Deffente e contou com a participação de vários Delegados de Polícia da região e 120 agentes policiais.
A Operação Blindagem, no combate à criminalidade e ao crime organizado, faz parte da Operação Integrada Litoral Norte e Sul, onde cada um dos órgãos (Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, DETRAN, IGP, PRF e SUSEPE) participam, conforme suas atribuições.