Já era início da madrugada da segunda-feira, 30, quando o 27º Musicanto apresentou as músicas premiadas do festival. A primeira colocada da categoria livre é "O Mundo é um samba", de Tiago Suman, Guillherme Suman e Adriano Sperandir, de Porto Alegre-RS. A segunda colocada "Dois Negros", de Mimmo Ferreira e Alejandro Massiott, de Montenegro-RS, e a terceira colocada é a música "Colibri", de Vinícius Ribeiro e Laerte Ribeiro, de Santa Rosa-RS. Colibri também recebeu prêmio de Música Mais Popular.
Participaram da final 14 canções, destas três instrumentais, interpretadas por mais de 40 artistas na Arena Via Certa, durante a Fenasoja 2018. A programação iniciou por volta das 20h30min, do domingo, 29.
As canções encantaram o público que participaram das três noites do festival. Emocionado e com nostalgia, Luiz Gustavo Walker de Moura, retorna à região Noroeste para vivenciar mais uma edição do Festival Sul-americano de Nativismo. "Praticamente em todas as edições da Fenasoja nos fizemos presentes. Quanto ao Musicanto, participei do 1° e 2°, e é muito bom voltar e prestigiar esse evento, que ficou ótimo em paralelo com a Fenasoja", comenta Luiz.
A emoção também foi destacada por Cristiana Siliprandi, que comenta que participou de todas as edições do Musicanto, e que está encantada com a volta do festival. "Achei maravilhoso, cantei e me emocionei com as canções apresentadas no palco. A parceria entre a Fenasoja e o Musicanto foi um casamento perfeito. Precisamos comemorar e celebrar a volta do Musicanto", afirmou. Questionada sobre o diferencial desta edição, Cristiana destacou que notou uma diversificação de estilos musicais apresentados. "Foi diferente esta edição, e isso fortalece a cultura", reiterou.
O festival só foi viabilizado através de uma parceria entre o Musicanto e a Fenasoja 2018. Segundo presidente da Comissão de Cultura da Fenasoja, Vitor De Conti, é uma união de esforços, que conseguiu resgatar um dos mais importantes festivais do nosso Estado. "Hoje temos que agradecer à todas as pessoas que se juntaram, para que o evento fosse realizado", destacou Vitor.
O coordenador do Musicanto, Fernando Keiber destacou que as músicas apresentadas no festival mostra um renascimento do Musicanto. ?Certamente teremos a próxima edição. Antes disso, teremos outras ações como o Musicanto vai à escola, dentro outras ações. Terminamos esta edição do festival com espírito de dever cumprido?, reiterou.
O encerramento desta edição ocorreu com o show do cantor Erlon Pericles.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
MELHOR LETRA: o Mundo é um samba-Tiago Suman, Guillherme Suman e Adriano Sperandir.
MELHOR MELODIA: Quando o samba chora- Elias Barbosa
MELHOR ARANJO: Quando o samba chora- Elias Barbosa
INSTUMENTISTA: Miguel Tajera.
MELHOR INTERPRETE: O Mundo é um samba- Adrieli Sperandir
MÚSICA MAIS POPULAR
Colibri- Vinícius Ribeiro e Laerte Ribeiro-
CATEGORIA INSTRUMENTAL- Quando o samba chora- Elias Barbosa
CATEGORIA LIVRE
1ºlugar categoria livre: O Mundo é um samba- Adrieli Sperandir
2º lugar categoria livre: Dois negros- Mimmo Ferreira e Alejandro Massiott.
3ºlugar categoria livre : Colibri- Vinícius Ribeiro e Laerte Ribeiro- E recebe o prêmio da categoria Música mais popular.
Assessoria de Imprensa Fenasoja