PONTE DE FERRO NA ERS-448, EM NOVA ROMA DO SUL, É RECONSTRUÍDA COM FINANCIAMENTO COMUNITÁRIO


Exemplo de união e determinação, é isto que representa a nova ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha.

A nova ponte de ferro que faz a travessia sobre o Rio das Antas, na ERS-448, denominada de Nossa Senhora de Caravaggio, é fruto de financiamento comunitário. Através da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, a comunidade uniu-se em prol da construção desta ponte tão importante, que em setembro do ano passado teve parte de sua estrutura levada pela enchente.
O valor total arrecadado pela associação ultrapassou a meta de R$ 6 milhões para a construção da ponte.

O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se manifestou em suas redes sociais após a repercussão da inauguração da ponte, ocorrida no último sábado (20). Em um vídeo, o Governador elogiou a iniciativa da população e explicou os motivos do poder público não ter viabilizado a estrutura.

"A construção da nova ponte metálica que liga Nova Roma do Sul e Farroupilha é um belo exemplo de mobilização popular, digna de elogios. Pela necessidade de uma estrutura melhor e em reconhecimento ao esforço da comunidade, continuamos trabalhando no projeto da nova ponte, que prevê uma estrutura mais robusta, mais alta, maior e em traçado diferente do que existe hoje, que vamos viabilizar com recursos do Estado - já que o governo federal descartou repassar recursos da Defesa Civil por considerar que a ponte entregue recentemente retira a emergencialidade", afirma o governador Eduardo Leite.

Ainda nesta terça-feira (23) o Governo do Estado também publicou uma matéria em seu site oficial, dando mais detalhes sobre o projeto da ponte e destacando que a mesma deve ser iniciada ainda neste ano de 2024. A nova estrutura, deve ter 180 metros de comprimento, 60 metros a mais que a atual, que possui 120 metros. Além disto, a atual estrutura é monovia, ou seja, não passam dois carros ao mesmo tempo, já no projeto previsto pelo Governo, a estrutura terá duas vias e acostamento nas laterais. Não foram detalhadas informações sobre valores do projeto, que deve ser finalizado pelos técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em fevereiro e encaminhado para a Central de Licitações do Estado (Celic) em março.

Foto: Júnior Lodi/ Associação Amigos de Nova Roma do Sul

Fonte: Observador Regional

Aplicativo

Facebook


Twitter