Incentivar a pesquisa científica e qualificar recursos humanos é o que propõe o edital de Auxílio ao Recém-Doutor (ARD), com um investimento R$ 2,5 milhões por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).
Foram aprovados 150 projetos de pesquisa no Estado, sendo que dois deles integram a Núcleo de Pesquisa da FAHOR e devem receber recursos de até 25 mil reais cada, podendo executar atividades por dois anos.
O projeto de pesquisa intitulado "Controle, monitoramento e otimização das condições de funcionamento de um biodigestor anaeróbio para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos" é coordenado pela professora Doutora em Química, Janice Zulma Francesquett, e os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos para análises e monitoramento do biodigestor, visando a continuidade das pesquisas nesta área nos próximos dois anos.
O projeto de pesquisa "Monitoramento da qualidade da água dos Lajeados que compõem a Bacia Hidrográfica de Horizontina", já é desenvolvido na Faculdade Horizontina desde o ano passado e agora será mantido por mais dois anos, com a aprovação pela FAPERGS. O projeto é coordenado pela professora Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, Marliza Beatris Reichert e tem a participação dos professores dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Química.
Fonte: FAHOR