Região de Santa Rosa volta à bandeira laranja


Depois de uma semana predominantemente laranja, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a avermelhar nesta 18ª rodada do modelo Distanciamento Controlado. O mapa preliminar traz 12 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras nove estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).
Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta são as 12 regiões classificadas em vermelho nesta 18ª rodada.
É um cenário de piora dos indicadores em comparação com o resultado do mapa definitivo divulgado na segunda-feira (31/8), quando quatro regiões haviam sido classificadas em vermelho: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa. As regiões Covid de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz, Guaíba e Lajeado foram as que apresentaram piora mais significativa nos últimos sete dias.
Desde a 14ª está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.
Santa Rosa sai da Bandeira Vermelha e retorna a Bandeira Laranja, ou seja de Risco Alto, para Risco Médio de Contágio por Corona Vírus.
A região ampliou em mais 30% o número de leitos de UTI na Unidade de Referência ABOSCO e adotou modelo de Cogestão o que contribuiu para a avaliação. Os leitos de UTI agora são em número de 30, ante os 10 no início da Pandemia. Eles foram elevados a 15, depois a 18, 23 e agora mais 7 que entraram em funcionamento nesta semana.

Fonte: Governo do RS

Aplicativo

Facebook


Twitter