Enquanto as atenções mundiais se voltam à pandemia do coronavírus, no Brasil, outro mal preocupa as autoridades, a dengue. No Rio Grande do Sul, de janeiro até abril, quatro pessoas morreram em razão da doença.
Conforme o último Informativo Epidemiológico de Arboviroses divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS), o Rio Grande do Sul soma 3.058 casos suspeitos de dengue, sendo 1.684 casos confirmados (1.359 autóctones), 717 descartados, 47 inconclusivos e 610 aguardando investigação.
Segundo o boletim, cinco municípios concentram 65% dos casos de dengue autóctone em solo gaúcho, sendo estes: Cerro Largo, Constantina, Santa Rosa, Santo Cristo e Três Passos.
Em nossa região, Santa Rosa possui 108 confirmados e 69 aguardando o resultados de exames. Horizontina conta com seis casos confirmados e quatro em análise. Três de Maio possui quatro casos confirmados e dois em investigação laboratorial. Em Independência, dois casos estão em investigação e em São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Alegria, não existem casos suspeitos.
Fonte: Redação Rádio Cidade Canção