RS TERÁ SEMANA MARCADA POR MUITA CHUVA E FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL


O domingo chuvoso no Rio Grande do Sul é uma amostra da semana que será marcada por muita instabilidade. Há previsão de precipitação forte, retorno do frio e formação de novo ciclone extratropical.
A chuva do fim de semana foi causada por uma área de baixa pressão e circulação dos ventos vinda do Paraguai, segundo o Climatempo.
Para a segunda-feira (4), a sala de situação da Defesa Civil alerta para a formação de um ciclone extratropical sobre o mar, que pode intensificar as chuvas por todo o Estado. Já a Climatempo alerta para as rajadas de vento, que podem alcançar 80 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade "perigoso", com validade até as 18h.
As mínimas do dia serão registradas em Bagé, na Campanha, e Pelotas, no Sul, 7°C. Já as máximas estão previstas para São Borja, na Fronteira Oeste, Passo Fundo, no Norte, e Capão da Canoa, no Litoral Norte, 24°C. Na Capital, a temperatura fica entre 13°C e 21°C.
Pode chover 100mm em Porto Alegre. Essa precipitação representa 67% do esperado para todo o mês de setembro (148mm), conforme as médias históricas.
- Em apenas três dias (domingo, segunda e terça-feira), pode chover mais do que a média normal para todo o mês de setembro - destaca Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
Na terça-feira (5), com o afastamento do ciclone extratropical, novamente uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, sendo capaz de derrubar as temperaturas e provocar geada na região da Campanha. Porém, na quarta-feira (6), a véspera de feriado deve ter o retorno da chuva em todo o Estado.
Fonte: GZH
Pode ser uma imagem de 9 pessoas, multidão e rua

Aplicativo

Facebook


Twitter