Com o tema "Deixe Viva a sua Vida", o 18º Fórum pela Vida reuniu mais de 1.200 pessoas de diferentes pontos da Fronteira Noroeste, no Ginásio de Esportes de São José do Inhacorá, nesta quarta-feira (28/08). Até o momento foram realizadas 18 edições do evento na Fronteira Noroeste e sete edições nas Missões. Apenas entre 2015 e 2019, o Fórum pela Vida mobilizou 8.650 pessoas, no total, nestas duas regiões. O próximo município-sede do Fórum pela Vida na Fronteira Noroeste será Doutor Maurício Cardoso, no dia 19 de agosto de 2020. Nas Missões, o evento do próximo ano será sediado por São Paulo das Missões, em data a ser definida.
O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, através do Escritório Municipal de São José do Inhacorá e do Escritório Regional, e pela Prefeitura, contou com o apoio de diversas entidades, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cotrimaio, o Chá Erva da Mata, Cooper São José, Sicredi, São José Industrial, Paróquia São José e Comunidade Matriz.
O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Santa Rosa, José Vanderlei Waschburger, reitera que o evento é a culminância de um trabalho continuado realizado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na área de plantas bioativas, tanto para uso humano como animal. "A Emater está presente na assistência de diferentes áreas no dia-a-dia das famílias rurais, sendo que nesta região chegaremos no próximo mês a 45 municípios e até o final do ano a 100% dos municípios do Estado, oportunizando o acesso a diferentes políticas públicas, com o apoio de entidades parceiras", destaca. O vice-prefeito, Eduardo Ludwig, afirmou estar surpreso com a mobilização do público, vindo de toda a região, e satisfeito ao observar que tantas entidades e pessoas uniram-se em favor da vida.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anísia Irene Schast Trevisan, enfatizou a importância de encontros que abordem temas tão importantes, "que refletem diretamente sobre o maior dos bens, que é a vida", lembrando também diferentes lutas dos trabalhadores rurais que contribuem com sua qualidade de vida.
O evento foi aberto com uma mensagem de otimismo compartilhada pelo frei Marco Antônio Warken e pela pastora Marisa Allebrandt.
Em uma proposta de educação e promoção da saúde, o público acompanhou discussões sobre os motivos das pessoas adoecerem, com o palestrante René Weigher, destacando o papel das emoções; explanação sobre identificação, indicações e contraindicações de plantas medicinais, com a especialista em fitoterapia e estatística aplicada, Marli Teresinha Beuren Walter; discussão do levantamento sobre uso de plantas bioativas em São José do Inhacorá, realizado pelos agentes de saúde e apresentado pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz; e palestra sobre o uso popular de plantas medicinais com preservação da biodiversidade, conduzida pelo assistente técnico regional, Jorge João Lunardi.
No levantamento realizado pelos agentes de saúde, 88 plantas medicinais foram indicadas pela população, sendo que as dez mais citadas e usadas pelos entrevistados no dia-a-dia estão a cidreira, laranjeira, camomila, macela, hortelã, boldo, guaco, erva-doce, tansagem e melissa.
A programação também contemplou orientações de atividade física, pela fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Luana Aline Kuhn, apresentações artísticas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Bem Viver, e explanação de dados de uso de medicamentos e principais enfermidades, por representante da Secretaria Municipal de Saúde. Ao final, todos participantes puderam levar para casa uma muda de planta medicinal.
Fonte: Emater/RS-Ascar