O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, afirmou nesta quinta-feira (9) que o tráfico de drogas da favela Castelar foi responsável pelo assassinato dos três meninos desaparecidos desde dezembro do ano passado em Belford Roxo (RJ). A declaração foi dada à Rádio Tupi, após oito meses de investigação.
Segundo Turnowski, a motivação das mortes foi o roubo de passarinhos que pertenciam a traficantes da localidade. Após o crime, de acordo com ele, o líder local foi chamado ao Complexo da Penha, onde foi assassinado, como queima de arquivo, por lideranças do Comando Vermelho.
Em entrevista à TV Globo, o secretário afirmou que o traficante pediu autorização para punir os meninos a líderes da facção criminosa, que estavam presos. A punição foi liberada, mas as lideranças não sabiam que os autores do furto dos passarinhos eram crianças.
Turnowski também afirmou que essa foi a principal linha de investigação desde o início, e que a conclusão está ancorada em depoimentos de testemunhas importantes, que deram detalhes sobre o que ocorreu no dia do crime. O inquérito sobre o caso ainda está sendo finalizado.
Para quem não se recorda, Lucas Matheus da Silva, 9, Alexandre da Silva, 11, e Fernando Henrique Soares, 12, saíram de casa em 27 de dezembro do ano passado para brincar em um campo de futebol próximo, na comunidade de Castelar, mas não voltaram mais. Foram filmados pela última vez às 13h39 daquele dia, andando em direção à feira de Areia Branca, a aproximadamente 2,7 km.
Fonte: Notícias ao Minuto