A semana deverá ser marcada pelo retorno da chuva ao Rio Grande do Sul, em razão de uma combinação de fenômenos atmosféricos, mas a expectativa é de que o tempo volte a ficar firme em todas as regiões a partir da quarta-feira (26).
Conforme o boletim da Climatempo, a aproximação de uma frente fria, somada à presença de um "vórtice ciclônico de altos níveis" (determinado padrão de circulação dos ventos em grandes altitudes), traz de volta pancadas sobre as regiões da Campanha, Sul, Fronteira Oeste e Noroeste nesta segunda (24). O mau tempo tende a se estender para outras parte do Estado nos dias seguintes.
Na terça-feira (25), a frente fria que atua no oceano, próximo à costa gaúcha, favorece o fluxo de umidade sobre o Rio Grande do Sul. O dia deve começar com chuva ainda na Fronteira Oeste, mas perder força entre a tarde e a noite. Pancadas podem ocorrer ao longo do dia em toda a porção Centro-Oeste.
Na quarta, o tempo já deve estar firme na Fronteira e em parte da Campanha, enquanto nas demais regiões a previsão indica chuva pela manhã e à tarde, com mais estabilidade a partir da noite. Depois disso, uma alta pressão atmosférica deverá impedir a formação de nuvens carregadas. A quinta-feira amanhece com temperatura ainda amena, principalmente na Serra.
A tendência é de que todas as regiões gaúchas apresentem pouca nebulosidade, sem previsão de chuva no fim da semana.
Fonte: GZH