"Cuide da Água. Compartilhe saúde". Este é o tema da Semana da Água 2020, que acontece de 25 de setembro a 03 de outubro. Coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), a 27ª Semana Interamericana e a 20ª Semana Estadual da Água (@semanadaaguars) têm o envolvimento de várias entidades, como a Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, a campanha da Semana da Água terá abordagem predominante online e, entre as atividades previstas, está um webinar sobre Abastecimento de Água no Meio Rural - Um desafio a ser enfrentado, no dia 1º de outubro, das 14h às 15h30.
O tema deste ano está conectado a esse momento de crise global e de saúde, em que a água tem importância fundamental na higiene e saúde da população, frente à situação gerada pela pandemia da Covid-19. Segundo Gabriel Katz, extensionista da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar, "as Semanas promovem a reflexão sobre esse contexto de respeito e consciência da importância de preservar e cuidar desse principal recurso para a vida no planeta, que é a água".
Nesse sentido, as ações de proteção de nascentes, conservação das água nas bacias hidrográficas, promovendo uma relação harmônica entre proteção ambiental e usos múltiplos da água, têm sido foco de atuação da Emater/RS-Ascar, que, ao longo de toda a sua história, desenvolve atividades relacionadas à água, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, secretarias estaduais e municipais de Saúde e Meio Ambiente, comitês de bacias hidrográficas, sindicatos, conselhos municipais de saúde e clubes, entre outras entidades.
O trabalho da Emater/RS-Ascar vinculado à água tem abrangência múltipla e variada, com orientação às famílias sobre os cuidados no abastecimento, através de proteção de nascentes, a necessidade de manutenção da vegetação, mantendo as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e os cuidados com as legislações ambientais, que interferem diretamente na qualidade da água disponível nas propriedades e nas comunidades. "O cuidado com o solo também beneficia a qualidade da água, pois serve como esponja, permitindo a infiltração da água até o lençol freático, abastecendo rios e riachos", analisa Katz. As orientações em relação ao tratamento de esgotos domésticos, dejetos produtivos e a disposição adequada do lixo, também fazem parte das ações relacionadas aos cuidados com a água. "Tudo acaba influenciando a qualidade da água, desde a necessidade de tratamento adequado do esgoto cloacal, como das águas cinzas, de cozinhas, pias e demais fontes, que deve garantir uma melhor qualidade à água", explica.
WEBINAR
O webinar sobre Abastecimento de água no meio rural - um desafio a ser enfrentado, que acontece no dia 1º de outubro, das 14h às 15h30, terá uma abordagem na área dos recursos naturais, pela engenheira florestal Adelaide Ramos, e enfoque social, pela também extensionista Vera Carvalho, da área de Saneamento da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar.
Para esta atividade, foram convidados representantes da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), da Famurs e do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), que também irão se manifestar sobre o tema.
Com transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook da Emater/RS-Ascar, o webinar é destinado ao público assistido pela Instituição, técnicos e extensionistas e para a interessados em geral, com apresentação de duas experiências relacionadas à proteção da água e da garantia do abastecimento com qualidade e quantidade. Uma é a experiência do município de Sinimbu, cuja extensionista na época, Paula Sabrina Mallmann, atualmente no Municipal de Vera Cruz, articulou a criação de um Programa Municipal para Proteção de Nascentes. A outra experiência é de Chiapetta, conduzida pelo extensionista Dhonata Santo Rigo, que articulou com o Conselho Municipal de Saúde destinar recursos para investir em estações de tratamento de água de poços, com uso de sal de cozinha, através do fenômeno da hidrólise, descontaminando a água. Também haverá relato de uma agricultura beneficiária desta experiência em Chiapetta.
MARCA PADRÃO
Uma das novidades para este ano é adoção, pela organização das Semanas da Água, de uma marca padrão (em anexo), que vai permanecer para as próximas edições. Inspirado no ciclo da água e seu movimento, representado pela água tratada (azul), potável e não tratada, como a água das chuvas e lagos (verde) e o esgoto (marrom), "o desenho dá a ideia de movimento e os ciclos, representando o ato de compartilhar, ou seja, tudo que vai volta, o que sugere envolvimento e inter-relação dos temas", explica Katz, ao observar ainda que os espaços entre as partes representam o conhecimento, "nunca fechado, mas aberto a novas ideias, percepções e processos".
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar