A instabilidade e o risco de temporais voltam em todo o território gaúcho nesta sexta-feira (3). A chuva pode aparecer, a qualquer momento, na Fronteira Oeste, nas Missões, na Campanha e no Noroeste. Além disso, são essas as regiões que podem registrar os maiores volumes de chuva. Durante o dia, a precipitação deve avançar nas demais áreas do Estado. Uma dessas localidades é Porto Alegre, onde a precipitação pode se intensificar a partir da segunda metade do dia.
Os maiores acumulados, 32mm, estão previstos para São Luiz Gonzaga, nas Missões. Na Capital, a perspectiva é que a precipitação chegue a 8mm.
A temperatura mínima do Estado deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 13°C. Já a máxima, 37°C, ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí. Na Capital, a variação fica entre 22°C e 33°C.
No sábado (4), a chuva se estende ao longo de todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporal inclusive em Porto Alegre. Os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, devem marcar a mínima: 14°C. Já a máxima, 31°C, deve ocorrer em Alto Feliz e Camaquã, no Sul, e em Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central. No domingo (5), a tendência é de que o tempo fique firme na Fronteira Oeste. Porém, ainda há possibilidade de chuva nas demais regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido até as 23h59min de quinta-feira (2), para o risco de temporal, com queda de granizo e vento de mais de 80 km/h, em quase todo o território gaúcho. As únicas áreas que estão fora do alerta é o Sul e o Litoral Sul. Contudo, a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações e de alagamentos é baixa.
Fonte: GZH