Os temporais com raios e rajadas de quase 100 Km/h que atingiram Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul na noite dessa terça-feira (16) causaram uma série de transtornos à população. Dentre os principais incidentes, foram relatados alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Na capital gaúcha, mais de 20 bairros ficaram parcial ou totalmente sem energia e até mesmo com torneiras secas.
A situação pode ficar ainda mais complicada nas próximas horas. Para esta quarta (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém três alertas de risco de novas tempestades em praticamente todo o mapa gaúcho. Autoridades reforçaram o apelo para que seja evitada a circulação em vias públicas.
A chuva intensa e seus resultados assustaram moradores de todas as áreas da cidade. Em algumas ocorreu queda de granizo e danos materiais devido a destelhamentos e quedas de troncos e galhos sobre vias públicas, residências e veículos. Até o início da madrugada não havia registro de feridos ou detalhes sobre possíveis desabrigados.
No Arroio Dilúvio, o nível se aproximou da borda e trechos de avenidas de grande porte, como Ipiranga, Erico Verissimo e Protásio Alves tiveram acúmulo de água e obstrução por queda de vegetação, com trânsito lento.
O Centro Histórico não ficou de fora: nas redes sociais, fotos mostravam o tapume recém caído junto às obras de revitalização do Viaduto da Borges de Medeiros. No entorno da Arena do Grêmio (bairro Humaitá, Zona Norte), uma torre metálica de publicidade desabou sobre a pista na rodovia BR-290 (Free-Way), impedindo a passagem de veículos.
Por desinformação ou desatenção, muita gente ignorou os alertas emitidos pela Defesa Civil municipal e estadual, segundos os quais as pessoas só deveriam sair de casa nessa noite em caso de urgência. O resultado foi a dificuldade para voltar para casa em meio a um cenário urbano caótico.
Prefeitura se manifesta
Em nota publicada no site prefeitura.poa.br às 22h27min, a administração municipal confirmou a ocorrência de falta de água nos seguintes bairros, devido a apagão na Estação de Tratamento de Água do Menino Deus:
Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis , Praia de Belas, Santana, Santa Tereza , São Jorge, São José , Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio.
Fonte: O Sul (Marcello Campos)