Atrás apenas da dor de cabeça, a tontura pode ter diversas origens e ser tratada com fisioterapia
A tontura é um dos sintomas mais comuns sentidos pelas pessoas, atrás apenas da dor de cabeça. O que popularmente costuma se chamar de labirintite (uma inflamação na estrutura do labirinto que é o responsável pelo nosso equilíbrio) pode, na verdade, ter origem em cerca de 200 causas diferentes. O dia 22 de abril é marcado
como o Dia Nacional da Tontura e o Instituto Umani de Santa Rosa estará com atendimento especializado no diagnóstico e tratamento da tontura de 22 a 26 de abril.
Enxaqueca, labirintite, doenças dos cristais, entre outras situações podem causar esse mal estar que atinge cerca de 30% da população mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O que pouca gente sabe é que nem sempre um tratamento medicamentoso é necessário para resolver o problema da tontura.
A fisioterapeuta e especialista em tontura Nedi Magagnin, diretora do Instituto Umani explica que nem sempre é necessário um tratamento com medicamentos para tratar a tontura. "Antes de iniciar qualquer tratamento é necessário diagnosticar precisamente a origem dessa tontura, pois ela pode ter diversas causas, sejam labirínticas - com alterações no labirinto que é a estrutura responsável pelo nosso equilíbrio - ou mesmo alguma alteração neurológica", explica.
Um dos métodos de identificação da origem da tontura é um exame de alta tecnologia, porém de simples aplicação, e que é realizado em menos de um minuto, inclusive quando o paciente está em uma crise de tontura. "Esse exame, chamado vHit, possibilita identificar se o problema tem origem labiríntica ou neurológica. Em diversos casos, apenas uma manobra de fisioterapia é suficiente para solucionar o problema. O paciente chega no consultório com tontura e retorna para casa normalmente", exemplifica. Outro exame utilizado para avaliação de disfunções do equilíbrio e postura é a Posturografia Dinâmica.
Atendimento especializado
De 22 a 26 de abril o Instituto Umani terá à disposição atendimentos especializados para avaliação e tratamento da tontura. O agendamento já está disponível e pode ser feito pelo WhatsApp 55 3520-6088.
Fonte: Fisioterapeuta e Especialista em tontura Nedi Magagnin