Trabalho dos agentes de endemias trás resultados positivos para o município


A Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, através dos agentes de combate a endemias e agentes de saúde do município vem trabalhando intensivamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, a fim de evitar um possível surto de dengue na região.

Segundo  a coordenadora de endemias, Bernadete Erbes, o trabalho realizado pelos agentes de endemias no município de Três de Maio vem trazendo resultado positivo. "Precisamos dar sequência a este trabalho e fazer com que o máximo de pessoas abracem esta causa", destaca.

De acordo com o Ministério da Saúde, no último levantamento realizado até fevereiro de 2019, o Índice do Aedes aegypti (LIRAa) foi de 3.6% em Três de Maio. No mesmo período, em 2018, estava com o índice de 7.0%. O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 1%.

A Secretaria de Saúde tem intensificado os mutirões para limpeza de alguns pontos e principalmente para conscientização da população.  Já foram realizados mutirões da dengue no Bairro Carolina e Bairro Promorar, bairros com maior índice de larvas encontradas.

No momento não há nenhum caso confirmado no município, porém o índice ainda se encontra alto. "Necessitamos do apoio da população para prevenir-se da dengue, devemos lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros da doença" destaca a coordenadora de endemias.

É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d'água e mantê-las fechadas, trocar a água de vasos de plantas aquáticas, secar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada.


Aplicativo

Facebook


Twitter