Três de Maio realiza programas sociais para todas as idades


O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza o cidadão, permitindo que o governo conheça melhor sua realidade socioeconômica, através de informações, como: características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. O mesmo é o principal instrumento para a seleção e a inclusão em programas federais e programas ofertado pelo governo municipal.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Mirian Schroder, Três de Maio trabalha em gestão Plena de Assistência Social, o que permite ao Município oferecer todos os serviços sócio assistenciais aos usuários, sendo que estes se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Em se tratando da Proteção Social Básica, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Três de Maio se destaca pelas inúmeras atividades ofertadas ao público idoso, como: oficinas de artesanato, atividade física, Semana Municipal do Idoso, Chá dos Avós, grupo de danças "Anitas na Melhor Idade", coral a "Arte de Cantar na Melhor Idade", palestras, shows, passeios, hidroginástica e acompanhamento de grupos de convivência. As crianças e adolescente também são prioridade, e a SMDS realiza atividades no turno inverso ao escolar, garantindo às crianças e adolescentes um desenvolvimento saudável e seguro. "Enquanto os pais trabalham, ou realizam outras atividades, seus filhos estão sendo acompanhados e assistidos por profissionais competentes e dedicados", destaca Mirian.
Dentre as atividades ofertadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Crianças e Adolescentes, pode-se destacar: auxílio nas atividades escolares, artesanato, aula de informática, aulas de capoeira, taekwondo, Semana Municipal da Criança além de encontros com pais e ou responsáveis.
Através do Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF), é ofertada a Oficina de Padaria, oportunizando a qualificação profissional, além de serem realizados, em parceria com o SENAR, cursos nas mais diversas áreas com pessoas inscritas no Cadastro Único, objetivando a capacitação para uma possível inserção no mercado de trabalho, ou até mesmo para aprender ou aprimorar técnicas para o realização pessoal.
Mirian destaca ainda que a Assistência Social também atua na rede de Proteção Social Especial de média e alta complexidade, com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), em defesa das crianças, adolescentes e idosos, que tenham tido seus direitos violados, situações de violência física, psicológica, socioeconômica, negligência ou abandono.

Aplicativo

Facebook


Twitter