Em torno de 100 pessoas, entre produtores de leite, técnicos e estudantes da Escola Andrea Parise, participaram na quinta-feira passada (04), em Tuparendi, de dia de campo com destaque para a gestão da propriedade, levando em conta as esferas social, econômica e ambiental. O tema foi abordado em quatro estações organizadas na localidade de Nova Alemanha, junto à propriedade de Dari e Lucilina Gehrke, beneficiários do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) e executado pela Emater/RS-Ascar.
Além de famílias assistidas pelo PGSAF, parte do público presente é beneficiário do programa socioassistencial. O foco principal foi a atividade leiteira, com orientações sobre produção de leite à base de pasto, Instruções Normativas 76 e 77, manejo de conservação de solo nas áreas de pastagem e produção de alimentos para o autoconsumo.
Nas estações foram abordados gestão da propriedade leiteira com planejamento forrageiro; diversidade alimentar da família; manejo de solo, irrigação e Programa Municipal de Pastagens Permanentes; e manejo da ordenha e qualidade do leite.
A família Gehrke tem o leite como principal atividade. Atualmente possui seis hectares de pastagem perene, 32 vacas em lactação e produção média de 15 mil litros de leite/mês.
O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a família Gehrke, Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, Coopermil e Comtul. Contou também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá, Cooperlat, Cooparendi, Cotrirosa, Banco do Brasil, Sicredi e Cresol.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa