Unidade de Classificação doa alimentos a entidades de Santa Rosa


A Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa realizou, na última sexta-feira (07/06), mais uma doação de alimentos não perecíveis, entre eles, feijão, óleos vegetais, farinha de trigo,  canjica, lentilha e pipoca. A entidade beneficiada com esta ação foi a Associação Vida Plena Amor Exigente (Avipae), associação privada (sem fins lucrativos),que tem como objetivo a manutenção de infraestruturas e programas de prevenção, recuperação, desintoxicação, conscientização e ressocialização de pessoas com dependência de álcool ou outras drogas.
Trata-se de instituição legal, mantenedora de outras quatro Comunidades Terapêuticas, localizadas em Santa Rosa, Porto Mauá, Alecrim e Horizontina.  Neste momento, a Avipae atende a 80 pessoas, vindas de diferentes pontos do Brasil, em busca da recuperação da qualidade de vida.
Segundo o classificador Volnei Koche, chefe da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar, os produtos doados são resultados do trabalho realizado pela Instituição, que tem como base a segurança alimentar dos consumidores. Após as análises físicas e períodos de guarda, as contraprovas são doadas para entidades beneficentes e a Avipae é uma das cadastradas, pois tem a finalidade de atendimento a pessoas em vulnerabilidade social.
Os alimentos doados são produzidos e embalados por empresas de beneficiamento da região, com as marcas da Cerealista da Cotrirosa, Camera Agroalimentos e Celena Alimentos. Conforme a legislação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os produtos de origem vegetal destinados à alimentação humana, antes de serem colocados à venda, necessitam passar por análises de identificação da qualidade, que devem constar nas embalagens dos produtos. A Unidade de Classificação da Emater/RS está credenciada junto ao MAPA para realizar essas análises, explica Koche.
As doações na região de Santa Rosa têm sido efetuadas mensalmente, sendo que tem sido entregues em torno de 1500 quilos de produtos por ano a entidades beneficentes locais.
A classificação (análises físicas e/ou físico-químicas) é o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do MAPA ou outros padrões comerciais. 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter