VII Festival de Curtas no Colégio Dom Bosco


Uma noite marcante. O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa, realizou mais um edição do Festival de Curtas. Pais, direção, professores e alunos prestigiaram as produções cinematográficas. O evento ocorreu no auditório do colégio que foi transformado em um ambiente de cinema.

Aspectos abordados, como: drama, investigação e reflexão surpreenderam o público. Os elencos tiveram uma escolha totalmente livre de acordo com aquilo que eles escutam e leem. De acordo com a professora Jéssica Mezadri, "Neste ano, contamos com um corpo de jurados que atende tanto a fotografia quanto a filmagem, trilha sonora, cineastas, diretores, e também, a produção de cartazes que é uma forma de representar aquilo que eles estavam encenando".

Após a exibição dos curtas, os jurados: Gabriela Rosa, Maristani Weiand, Jonas Santos, Fábio Meinerz e Eunice Arsand tiveram a tarefa de julgar os melhores trabalhos. As premiações foram divididas em dois níveis: Nível 1 - a produção dos alunos da 9ª série do Ensino Fundamental 2 e 1ª série do Ensino Médio; e Nível 2 - alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio.

Na categoria Nível 1, o melhor curta-metragem foi para "11340". O melhor ator para o aluno Vitor Von Groll, a melhor atriz para a Júlia Balbinot e a melhor direção para o filme "Escolhas". A categoria Nível 2 premiou como o melhor curta-metragem "Hoje eu recebi flores". O prêmio de melhor ator foi para o estudante Lucas Souza, de melhor atriz para a Alessandra Mainardi e melhor direção para o curta "O que faz bem para a saúde?". Na categoria geral, o curta "O que faz bem para a saúde?" ganhou a melhor trilha sonora; melhor figurino foi para "Memórias Póstumas de Brás Cubas"; e por fim, "11340" se destacou na fotografia.

Há quatro anos Jonas Santos participa como jurado do Festival de Curtas e a cada edição se surpreende com os alunos, "Como eu trabalho com imagem e com áudio, eu senti muita evolução nos curtas, desde o ruído, a maneira de como eles captam as imagens e como eles estão fazendo para capturar as cenas, está muito evoluído. Me sinto muito feliz em estar participando de mais uma edição". O projeto estimula os jovens a vivenciarem dinâmicas que vão além da leitura. Pipocas e doces foram comercializadas pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, o que deixou o clima de cinema ainda mais presente.

Jornalismo Colabore

Aplicativo

Facebook


Twitter