Novo golpe no WhatsApp já afetou mais de 260 mil usuários no Brasil


Um novo golpe no WhatsApp já enganou mais de 260 mil usuários no Brasil ao prometer uma nova funcionalidade falsa que ofereceria ao usuário a possibilidade de ativar uma função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram.
 
De acordo com a PSafe, empresa em segurança e performance mobile, o golpe atinge usuários de smartphones com sistema operacional Android no País.  
Com a falsa promessa, cibercriminosos induzem usuários a compartilharem a fraude com amigos e a baixarem aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas. 
 
Antes de ter acesso a informação, é solicitado o compartilhamento do link contendo a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes. A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contém vírus. 
 
A cada novo aplicativo baixado o hacker ganha dinheiro. Desta forma, ao invés de ter a falsa nova função do WhatsApp liberada, usuários apenas divulgam o golpe e são induzidos a instalar aplicativos. 
 
A seguir, confira dicas de especialistas em segurança da PSafe para manter seu celular protegido: 
 
1. Instale e mantenha atualizado um Antivírus. Com um app de segurança, o usuário poderá checar se a rede wi-fi que ele está acessando é segura ou não e ainda ser alertado se acessar sites maliciosos ou baixar aplicativos infectados
 
2. Evite clicar em links vindos por mensagens - Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. 
 
3. Utilize apenas redes protegidas com senha - Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas - pois permitem acesso mais fácil aos hackers - e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.


Fonte: site IDG Now

Aplicativo

Facebook


Twitter