Dia de Campo Estadual de Conservação de Solos e Água será realizado em Três de Maio


A propriedade de Félix Sartor, na localidade de Quarainzinho, em Três de Maio, considerada referência na conservação de solo e de água, sedia no dia 08 de dezembro um dia de campo estadual. Excursões de diferentes pontos da região e lideranças estaduais são aguardadas no evento, oportunidade em que serão entregues as premiações do concurso estadual "Agricultor Conservacionista de Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul".  

Os participantes podem acompanhar estações sobre a importância do milho na conservação do solo, conduzida pelo engenheiro agrônomo e professor da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Rodrigo Pizzani; sobre manejo integrado de pragas, coordenada pelo assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de grãos, Alencar Paulo Rugeri; licenciamento ambiental e uso da água, com a bióloga da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elenir Dahmer; diagnóstico das características do solo, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski; sustentabilidade e bem-estar da família com as assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, e a extensionista social Sueli Kipper; legislação e uso de agrotóxicos com os ficais agropecuários da Seapi, Aline Londero, Cleiton Saggin e Denis Schapanski; e manejo de água, com integração de estrada e lavoura, conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Fernando Dorneles Fagundes.

Logo após o dia de campo, os participantes serão recepcionados no CTG Tropeiros do Buricá, local em que serão entregues as premiações do concurso estadual "Agricultor Conservacionista de Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul", promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O Concurso integra a proposta do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água "Conservar para Produzir Melhor", do Governo do Estado, vinculado à Política Estadual de Conservação do Solo e da Água.

Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água

O dia de campo é a culminância da programação da Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água, que se inicia no dia 07/12, em Três de Maio. A programação começa às 9h30 da quinta-feira, na Setrem.

A pesquisa, o ensino e a transferência de tecnologia em uso, manejo e conservação e da água no programa, com ênfase nas ações realizadas e nas estratégias das entidades parceiras para 2018, serão abordadas pelo pesquisador da Embrapa Trigo Jorge Lemainski, e pelo representante da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs), Ivo Lessa. Já o Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul será abordado pelos representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Patrícia Mollmann e Nelson Neto de Freitas.

Pela tarde será apresentada a contribuição do plano ABC na Conservação do Solo e Água, por Elvison Ramos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e por Jackson Brilhante, da Seapi, e a proposta do projeto de lei sobre a política nacional de uso, manejo e conservação do solo e da água, a ser apresentada por José Silvério, do Mapa.

As ações e resultados do projeto Mais Água serão apresentados por Ricardo Garcia e Celmar de Oliveira, da Uergs. A Assistência Técnica e Extensão Rural e Social da Emater/RS-Ascar em Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água é a abordagem do assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de solos, Edemar Streck. Na sequência, a assistência técnica e a extensão rural das cooperativas, será o tema da explanação de Jackson Fiorin, da CCGL-Tec.

O resultado e as propostas do projeto de ensino do solo e água na escola serão apresentados pela professora Maria Inez Batista Ribas, da 17ª Coordenadoria Regional de Educação. Ao final do evento será feita síntese das propostas de ações para 2018.

O evento é uma promoção da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria da Educação e Emater/RS-Ascar, em parceria com CCGL Tec, plano ABC na Conservação do Solo e Água (Mapa), Sargs, Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Cooperluz, Embrapa, Certhil, Cotrirosa, Setrem, Coopermil, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DPPA) e Mapa.

O patrocínio é do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Sicredi, Senar, Cooperativa Agroindustrial Coagrisol, Corsan e Sindicato da Indústria da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras do Rio Grande do Sul (Sindicalc).

Conta com o apoio da Fecoagro, Fetag, Farsul, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, UFRGS, UFSM, UFPel, IFs, UFFS, Unipampa, Unijuí, Unicruz, Sintargs, Senge, Crea, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas e usinas hidrelétricas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter