Programa Alimentação Saudável é ministrado por nutricionista associada da Unitec


Dez encontros que objetivam melhorar a alimentação de seus participantes, bem como o desenvolvimento de uma gastronomia saudável e autoconhecimento, a fim de promover a saúde. Assim pode-se denominar o Programa Alimentação Saudável do Senar-RS, que neste ano está em fase de testes-pilotos para ser implementado, a partir do próximo ano, em todo o Estado.
A idealizadora do programa é a nutricionista Veridiana Zuleica Marx, associada da Unitec. A profissional revela que desenvolveu e idealizou este programa há aproximadamente cinco anos, juntamente com o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra.
"O Programa Alimentação Saudável visa incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis para prevenir doenças relacionadas à obesidade e propiciar uma melhora na qualidade de vida do público do meio rural", explica a nutricionista.
O programa conta com dez encontros, de duração de meio dia cada. No primeiro deles, os participantes são pesados e classificados conforme peso, altura e circunferência da cintura a fim de se avaliarem riscos. Até o terceiro encontro, eles recebem orientações sobre o que é uma alimentação saudável, cardápios e porções. No encontro seguinte são abordados os temas autoconhecimento, autorresponsabilidade e autocuidado.
No quinto encontro os participantes levam exames de laboratório, para que a instrutora avalie quem está com problemas de saúde relacionados à alimentação. O sexto encontro também trata sobre autoconhecimento; o sétimo encontro aborda sobre alimentos de verdade e influência da propaganda e dos alimentos industrializado na população; e o oitavo e novo encontros abordam sobre gastronomia saudável, com técnicas de culinária e orientações sobre pratos e sobremesas saudáveis.
De acordo com Veridiana, os participantes também aprendem a fazer sal temperado e caldo de galinha congelado para diminuir o uso de sal, e são orientados em relação à quantidade correta de uso de gordura, açúcar e sal no preparo dos alimentos.
E no décimo e último encontro ocorre o encerramento. Ainda, alguns meses depois do encerramento, é realizada uma palestra com o grupo, para verificar como está o andamento do que foi aprendido no programa.
"O programa é novo, estruturado no ano passado juntamente com mais duas nutricionistas instrutoras do Senar-RS, a Janice Silveira e a Julianne Mattioni. Já realizamos seis pilotos cada uma, para que a partir do próximo ano o programa seja ministrado por demais colegas nutricionistas instrutoras em todo o Estado. Objetivamos ajudar as pessoas a entenderem o que é comida de verdade, a se alimentarem melhor, aumentando o autoconhecimento e a autorresponsabilidade sobre a própria vida."

Fonte: Unitec

Aplicativo

Facebook


Twitter